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Governo Aécio quer abrir as portas da China para a venda de produtos lácteos de Minas

O potencial do mercado chinês para produtos lácteos ainda não explorado pelo Brasil é um dos temas que serão abordados no curso “A China e seu mercado lácteo”, ministrado pelo especialista em comércio exterior, relações institucionais e atração de investimentos, Vladimir Pomar, na próxima quinta-feira (17), em Juiz de Fora. O curso foi viabilizado por meio do Polo de Excelência de Leite e Derivados, uma ação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , que trabalha pela consolidação de Minas na liderança desse segmento econômico.

O Brasil já firmou acordo de cooperação com a China para alguns produtos do agronegócio, como carnes de boi e frango, mas ainda não existe um acordo para produtos lácteos. Um dos caminhos para induzir esse acordo é o setor privado pressionar o governo com base em conhecimento prévio do grande potencial importador do país, e é este um dos objetivos desse curso.

O conteúdo apresentado é resultado de uma pesquisa minuciosa realizada na China a partir de 2006, que definiu o potencial desse segmento nos próximos anos, em função da política do governo chinês de estímulo ao consumo de leite e derivados, visando a um aumento de 500% até 2030. Segundo Vladimir Pomar, há um caminho para o Brasil conseguir seu “quinhão” no mercado chinês de lácteos. Para isso há uma necessidade de um preparo de cinco anos pelo menos. O curso visa contribuir para a compreensão do gigantesco mercado chinês e das oportunidades que ele oferece .

Os temas abordados no curso serão: Panorâmica sobre a China: economia, geografia, cultura, etnias, política, reformas 1979-2009, desenvolvimento social, comércio exterior, perspectivas 2010-2030; Características do Mercado Consumidor: diferenças de renda e de desenvolvimento entre as regiões do litoral, norte-nordeste, sul e centro-oeste; províncias, regiões autônomas, regiões metropolitanas (municipalidades), as maiores cidades. infraestrutura de logística; Características do Mercado Lácteo: estruturas de produção e de comercialização, consumo, preços, política de aumento do consumo, importação de lácteos, demandas e fatores limitantes dos vários segmentos do setor; Vender na China: cultura de negócios; participação em feiras e rodadas de negócios; diferenças e semelhanças em política tributária, burocracia e contabilidade; promoção em supermercados e mercados populares; relacionamento com empresários e governantes chineses; pesquisas de mercado; planejamento estratégico de longo prazo para ingresso e consolidação no mercado chinês.

Monitor

Vladimir Milton Pomar, profissional de marketing, geógrafo, jornalista agrícola e técnico agropecuário. Diretor de Negócios da BWP S/A, atua em nível nacional no Brasil e China, em atração de investimentos, comércio exterior e relações institucionais, com empresas, entidades empresariais e governos municipais estaduais e federal. Ministrou mais de 50 palestras sobre a China em entidades empresariais e governos; dirigiu a comercialização das edições 2004 e 2006 da Expobrasilchina, realizadas no Centro Internacional de Negócios da China (CIEC), em Beijing, em 2004 e 2006; realizou roadshow piloto na região Nordeste da China, em 2006; e reuniões precursoras e seminários da APEX sobre o Brasil em 2008, em várias províncias chinesas. Editou as revistas “Negócios com a China” e “Negócios com o Brasil”, do Instituto de Cooperação Internacional. Iniciou o relacionamento com o país em 1984, através da Associação de Amizade Brasil-China, de São Paulo.

Serviço:

Curso Intensivo: A China e seu mercado lácteo

Cidade: Juiz de Fora – MG

Dia: 17/09/09

Horário: 8h às 16h

Inscrições: R$100,00

Local: Embrapa Gado de Leite (rua Eugênio do Nascimento, 610 – Dom Bosco) Polo de Excelência do Leite – (32) 3224-7964 – polodoleite@gmail.com

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