• Agenda

    abril 2012
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • Anúncios

Gestão Anastasia: atletas e entidades esportivas aprovam formato dos Jogos de Minas

Atletas e entidades esportivas que participarão do torneio aprovaram novo formato

O programa Minas Olímpica Jogos de Minas, que substitui e aprimora a tradicional competição Jogos do Interior de Minas (JIMI), teve aprovação de atletas e entidades esportivas que participarão do torneio. O chefe de departamento de basquete e chefe da delegação das equipes nos Jogos de Minas do Minas Tênis Clube, Daniel Westin, disse que a mudança de foco oportunizará os atletas profissionais e abrirá as portas para que novos talentos sejam descobertos. “É uma contribuição significativa do Governo de Minas para consolidar o esporte de alto rendimento. Nosso clube disputará com 120 atletas, de diversas modalidades, sendo alguns de seleção brasileira que competirão daqui a três meses nas Olimpíadas de Londres”, declarou Westin.

Um deles é o judoca Luciano Corrêa, que representará o Brasil na categoria meio – leve, até 100 kg.”Estou feliz de poder competir nos Jogos de Minas e contribuir no fortalecimento do esporte. Minas Gerais é uma potência e agregar todas as regiões do Estado só engrandece o evento. É bom saber que o governo está preocupado com a gente”.

Para o treinador de voleibol do Mackenzie, Delicélio Rodrigues, a participação da capital torna a competição mais democrática e participativa. “Essa abrangência já vem pelo nome. É o Estado todo, são os Jogos de Minas. E ganhar não é o principal objetivo. Valorizamos a troca e a integração”, afirmou.  Ele explica que será dada a oportunidade aos aspirantes na primeira fase, para que participem da experiência, e nos jogos decisivos entrarão em campo os atletas profissionais.

A aprovação do novo formato da competição, que exige a participação de atletas federados, também é compartilhada pelo secretário Municipal de Esportes e Lazer de Varginha, Jaime Roberto. “Será mais competitivo e uma grande experiência poder disputar com grandes clubes da capital. Será um excelente treinamento”.  De acordo com o secretário, o fomento às políticas desportivas locais é um outro ponto positivo da mudança dos jogos. “Antes, muitos municípios não desenvolviam ações para formação de novos atletas e quando chegava o período dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) contratavam pessoas de fora para representar a cidade. Agora, com todos os atletas sendo federados isso vai acabar. Quem desenvolve programas, atividades continuadas será valorizado”.

Novidades

A nova competição traz mudanças conceituais que implicarão profundas alterações qualitativas. Sem se afastar de seus objetivos fundamentais de fomentar o esporte de rendimento em todo o Estado e fortalecer as federações esportivas, o Minas Olímpica Jogos de Minas, como passam a se chamar os jogos, apresenta como novidade a sua realização em apenas duas etapas. A primeira, ou microrregional, será realizada em 12 sedes e em Belo Horizonte e acontecerá no primeiro semestre (etapa microrregional). A segunda etapa, ou estadual, em sede única, ocorrerá no segundo semestre.

A nova metodologia prevê a classificação para a etapa estadual de apenas 16 equipes por modalidade: os campeões das 12 microrregionais, o campeão da municipal de Belo Horizonte, a equipe do município-sede e os dois vice-campeões das microrregionais das equipes campeã e vice-campeã dos Jogos de Minas do ano anterior.

Por ser um ano de transição, em 2012, excepcionalmente, 20 equipes serão classificadas para a etapa estadual: os campeões das doze microrregionais, o campeão da municipal de Belo Horizonte, a equipe do município-sede, os três primeiros colocados da serie A1 e os dois primeiros colocados da A2 (como previa o regulamento de 2011 do JIMI) e a equipe da microrregional de maior representatividade.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/atletas-e-entidades-esportivas-aprovam-formato-dos-jogos-de-minas/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: