• Agenda

    abril 2012
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Categorias

  • Mais Acessados

  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Gestão da Educação: Projeto Escola de Pais e Mestres é destaque na cidade de Unaí

Objetivo é reunir os pais na escola para discutir a importância da participação da família na vida escolar dos alunos

Uma vez por mês, sempre nas quintas-feiras, os pais dos alunos da Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, em Unaí, têm um compromisso marcado. Eles participam do projeto ‘Escola de Pais e Mestres’, iniciativa que tem por objetivo reunir os pais na escola para discutir a importância da participação da família na vida escolar dos alunos.

Há mais de três anos, os encontros acontecem na quadra da escola e atualmente 75 pais estão ‘matriculados’ no projeto. Mas a expectativa é que o número aumente. “A cada reunião um pai vai falando para outro e o número de matriculas aumenta”, ressalta a diretora da escola, Geralda Aparecida Lopes Silva.

Durante as reuniões, os pais são tratados como verdadeiros alunos, é o que explica Geralda. “Os pais também têm ‘dever de casa’. Nós discutimos uma questão no encontro e eles devem conversar sobre o assunto com os filhos e trazer uma reflexão para a reunião. Este ano teremos até uniforme”.

Cláudia Luca de Oliveira participa do projeto desde o início e relata os benefícios da iniciativa. “Eu acho importante a integração entre a família e escola. Temos que caminhar juntos. Nos encontros, os pais são alertados sobre questões que estão acontecendo. A escola leva palestrantes que mostram para nós, por exemplo, como é importante as mães sentarem para conversar com os filhos”. Cláudia é mãe da estudante do 7º ano do ensino fundamental, Bárbara Luca de Oliveira, e já teve outros dois filhos que estudaram na escola.

Já Keila Aparecida dos Santos Vieira, mãe da estudante do 3º ano do ensino fundamental, Maria Clara Santos Vieira, começou a participar do projeto esse ano e ressalta a importância dos pais conhecerem a escola onde os filhos estudam. “Minha filha entrou na escola esse ano e assim que fiquei sabendo do projeto decidi participar. Eu acho importante a participação dos pais na escola, porque assim eles podem saber o que está acontecendo com os filhos”.

Além de participar da escola, os pais são convidados a responder um questionário e avaliar as ações da instituição. “O questionário serve para sabermos o que precisamos melhorar do portão à direção. Uma crítica que o pai tem em relação à escola nos ajuda a identificar o que precisamos melhorar”, ressalta a diretora Geralda Aparecida Lopes Silva.

Este ano, o objetivo é expandir o projeto. “Os pais que participam do projeto devem ser multiplicadores. A nossa intenção é sair às ruas para conscientizar as famílias da importância da participação nas atividades da escola. Também vamos mostrar os projetos que estamos desenvolvendo”, conclui a diretora.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/projeto-escola-de-pais-e-mestres-e-destaque-na-cidade-de-unai/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: