• Agenda

    abril 2012
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    30  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

  • Anúncios

Governo de Minas: livro resgata a história do município de Bom Despacho

Para comemorar a data, o grupo de mulheres Ocaia Avura produziu o livro “Tecendo nossa história”

Wilson Fortunato
As integrantes do grupo Ocaia Avura utilizaram-se do bordado e de suas lembranças para fazer um resgate cultural do município
As integrantes do grupo Ocaia Avura utilizaram-se do bordado e de suas lembranças para fazer um resgate cultural do município

Em 2012 o município de Bom Despacho, região Centro-Oeste, completa 100 anos. Para comemorar a data, o grupo de mulheres Ocaia Avura produziu o livro “Tecendo nossa história”. As integrantes do grupo utilizaram-se do bordado e de suas lembranças para fazer um resgate cultural do município. O livro foi doado ao Museu da Cidade de Bom Despacho e vai ajudar na divulgação da história e na produção artesanal do município.

Foram cinco meses de trabalho. O livro de pano tem 57 cm de altura, 6,5 de largura e 60 páginas. As imagens retratam o passado e o presente da cidade. As cenas bordadas apresentam, por exemplo, o antigo trem de ferro, igrejas, escolas, a vida rural e até ditados populares. As imagens têm como referência as lembranças e experiências de vida das integrantes do Ocaia Avura.

Duas figuras do livro foram feitas pela bordadeira Maria Antonieta Leite Assumpção. Em uma delas, está retratada a instituição Aliança Bomdespachense de Assistência e Promoção. A entidade completa 40 anos em 2012 e desenvolve ações voltadas para crianças e adolescentes. Outro local reproduzido pela integrante do grupo no livro é a Casa Assumpção. A loja foi um dos mais importantes e tradicionais pontos comerciais do município. “Acho importante o nosso trabalho, porque daqui a pouco as pessoas não lembram de mais nada. E esse livro vai ajudar a preservar a nossa história”, diz Maria Assumpção.

Para fazer essa homenagem ao centenário de Bom Despacho, o grupo Ocaia Avura recebeu orientações da Emater–MG. A empresa participou de todas as etapas da produção do livro. Desde a pesquisa, seleção e compra de materiais, escolha dos temas e elaboração dos bordados até o evento de lançamento. De acordo com a extensionista da Emater–MG, Berenice de Queiroz Andrade, a confecção do livro é importante para “organizar e fortalecer o grupo, dar maior visibilidade e valorização ao artesanato do município, promover o resgate e a manutenção da cultura local, fortalecer o turismo, e estimular a geração de renda”, diz.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/livro-resgata-a-historia-do-municipio-de-bom-despacho/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: