• Agenda

    março 2012
    S T Q Q S S D
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Gestão da Saúde: Nova Porteirinha recebe a Força Tarefa de combate à dengue

Força Tarefa passou pelo município entre os dias 27 a 29 de março

A Força Tarefa de combate à dengue passou pelo município de Nova Porteirinha, no Norte do Estado, entre os dias 27 a 29 de março. Além da ação de limpeza, a comunidade também recebeu orientações de como contribuir para evitar a proliferação do mosquito.

Segundo o coordenador de Endemias do município, José Ribamar Lau, além dos 56 homens da força tarefa, a mobilização da população realizou o que ele chama de ‘operação cidade-limpa’. “Fizemos um mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade, eliminando todos os focos e possíveis criadouros do mosquito. A cidade ficou limpa”, comemora. Ele lembrou, ainda, que os moradores das casas visitadas foram orientados, por meio de panfletagem no comércio e em áreas públicas, com afixação de cartazes e distribuição de material educativo.

Em Nova Porteirinha a ação foi realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e demais secretarias estratégicas, além de escolas e associações comunitárias.

O coordenador interino da Vigilância Epidemiologia, Waldemar Rodrigues, diz que para interromper a transmissão da dengue no município foi necessário a aplicação de inseticida de ultra baixo volume (UBV) em equipamento motorizado costal e tratamento focal com eliminação de depósitos de inservíveis, iniciando na residência de pessoas com suspeita de dengue em um raio de 300 metros até cobrir toda a cidade. “Também intensificamos o repasse de orientações aos técnicos do serviço de controle de endemias do município para o bom andamento das ações”, completa Waldemar.

Segundo o coordenador, a dengue representa uma ameaça para a saúde pública em todo o país e, em Minas Gerais, há uma preocupação ainda maior devido à introdução do sorotipo 4 no Sul do Estado. “Intervenções emergenciais como a realizada em Nova Porteirinha são importantes para manter o controle da doença e, também, sensibilizar a população em relação ao importante papel que ela exerce nessa guerra contra o mosquito transmissor”, avalia.

Ações

Nos três dias da passagem da força tarefa em Nova Porteirinha foram recolhidos 1200 pneus e mais 7000 latinhas e garrafas pet. Além do Dengue Móvel que percorreu a cidade recolhendo o material separado pelo mutirão de limpeza, foi montado o Dengômetro na Praça da Gameleira, centro da cidade, um espaço de convivência disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), onde foram desenvolvidas diversas atividades voltadas para a mobilização e educação em saúde, reforçando a guerra contra a dengue. No local também foi feita a troca do material reciclável (latas, garrafas pet e pneus) por material escolar (borrachas, lápis e cadernos).

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/nova-porteirinha-recebe-a-forca-tarefa-de-combate-a-dengue/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: