• Agenda

    março 2012
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Gestão Anastasia: governo de Minas realiza seminário sobre Chuvas e Desastres Urbanos

Ouro Preto recebe evento que vai disseminar informações, tecnologias e ações bem sucedidas para minimização e mitigação de desastres naturais

Para buscar meios que minimizem tragédias decorrentes do aumento na ocorrência de enchentes urbanas, deslizamentos e quedas de encostas causadas por grandes volumes de chuva, o Governo de Minas, por meio do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água Unesco-Hidroex, promove, nos dias 20 e 21 de março, na cidade de Ouro Preto, região Central do Estado, o Seminário Internacional Chuvas e Desastres Urbanos. O evento será realizado em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O objetivo do evento é atualizar conceitos e técnicas referentes à prevenção de desastres urbanos causados por eventos climáticos extremos, às estratégias geotécnicas de proteção de encostas e ao replanejamento das ocupações de encostas e margens de rios em cidades. O seminário também vai abordar as questões relativas a enchentes, como alertas e logísticas de ação e socorro durante desastres urbanos.

O seminário destina-se, principalmente, a gestores municipais e estaduais, defesa civil, companhias de abastecimento público e de geração de energia, órgãos de fiscalização, representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas e comunidade acadêmica.

A abertura do seminário contará com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; o presidente do Unesco-Hidroex, Octávio Elísio Alves de Brito; o reitor da Ufop, João Luiz Martins; e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo de Araújo Santos.

O destaque da programação é a palestra do pesquisador do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Agostinho Tadashi Ogura, que vai abordar o tema “Os desafios do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), para redução de risco de desastres e deslizamentos no Brasil”.

O seminário também vai contar com participação da pesquisadora italiana do Instituto Unesco-IHE (Delft-Holanda), LuigiaBrandimarte, que fará palestra sobre “Enchentes urbanas: novas oportunidades, incerteza e gestão de risco”.

O evento se encerra com uma Mesa Redonda para discutir os principais temas abordados durante o seminário.

Clique aqui para ver a programação completa do seminário (Arquivo PDF).

Evento: Seminário Chuvas e Desastres Urbanos

Dia: 20 e 21de março

Horário: 9h

Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop (rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar, Ouro Preto)

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: