• Agenda

    março 2012
    S T Q Q S S D
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Gestão Antonio Anastasia: experiência de Minas na área de saúde é mostrada em Cuba

Curso de Gestão Microrregional foi apresentado pelo secretário Antônio Jorge a representantes de 20 países

O Curso de Gestão Microrregional em Minas Gerais foi apresentado nesta terça-feira (13) pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, aos participantes do III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca Iberoamericana e do X Seminário Internacional de Atenção Primária. Os eventos estão sendo realizados no Palácio de Convenções de Havana, Cuba, até sexta-feira (16).

O curso, realizado entre agosto de 2010 e fevereiro de 2012, teve como público inicial mais de 1.800 técnicos e gestores municipais e das unidades regionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Realizado no formato de Educação a Distância (EaD), o curso teve em sua estrutura curricular um total de nove módulos: Introdução; Diagnóstico e Planejamento Local; Gestão Estratégica, Visão Sistêmica e Liderança; Análise da Situação de Saúde de Minas Gerais e o modelo de atenção; Planejamento e Gestão; Governança; Gestão de Pessoas; Gestão de Processos e um módulo específico para orientação, visando a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso que constituirão um “banco de ideias” implementáveis para o SUS em Minas Gerais.

O processo de ensino baseou-se em três pilares: aulas semanais de uma hora realizadas por meio do Canal Minas Saúde; conteúdo disponibilizado através de ambiente virtual de aprendizagem; e encontros presenciais. Espera-se com esta experiência consolidar os avanços na gestão regional, inclusive com o aprimoramento do processo de governança do Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões de saúde.

Intercâmbio científico

O III Congresso Regional de Medicina Familiar Wonca Iberoamericana e o X Seminário Internacional de Atenção Primária têm como tema principal o “Reforço da Medicina de Família e Atenção Primária à Saúde (APS) nos Sistemas de Saúde: Convite para o Século XXI”. A proposta é criar um cenário adequado para o intercâmbio científico entre pessoas de diferentes países, em questões relacionadas à medicina de família e atenção básica, esse último como uma estratégia de cuidados primários em sistemas de saúde.

Participam do evento representantes de organizações não-governamentais (ONGs) e lideranças governamentais e profissionais que atuam nas áreas de medicina familiar e de cuidados de saúde primários de 20 países.

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: