• Agenda

    janeiro 2012
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Governo de Minas: Sectes discute parcerias em Portugal para implementar tecnologias de carros elétricos e de ensino a distância

LISBOA (23/01/12) – Os carros elétricos estão cada vez mais próximos de se tornarem realidade no mundo inteiro, além de uma importante alternativa aos veículos movidos a combustíveis fósseis, considerados poluentes demais para uma sociedade preocupada em diminuir significativamente a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

Na expectativa de que Minas Gerais esteja presente nessa revolução, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, conheceu a tecnologia difundida na Europa, especialmente em Portugal, onde 50 cidades já utilizam o carro elétrico.

O secretário testou, em Lisboa, um dos modelos produzidos a partir da tecnologia desenvolvida pela empresa Móbile. Segundo Narcio, já está sendo firmada uma parceria entre a Cemig e a Móbile para o lançamento de um projeto-piloto em Belo Horizonte.

Em Portugal, as iniciativas para implantação do veículo elétrico começaram em 1999, com a promoção de eventos para a divulgação de formas alternativas de mobilidade urbana e análises dos projetos de veículos elétricos em outros países, como Estados Unidos e Japão.

Desde então, Portugal experimenta um forte impulso na variedade de veículos elétricos disponíveis no mercado. Além do mais, o governo português tem trabalhado na concessão de diversos benefícios e incentivos para quem adquirir esse meio de transporte.

O governo estabelece uma legislação tributária favorável ao veículo elétrico como estratégia energética nacional, já que o país é extremamente dependente da importação de combustíveis fósseis. Dessa forma, o país parte para mudanças cada vez mais abrangentes no que se refere à mobilidade com sustentabilidade.

Universidade Aberta de Portugal e Governo de Minas

Ainda nesta segunda-feira (23), o secretário Narcio Rodrigues se reúne com a direção da Universidade Aberta de Portugal, considerada modelo em ensino a distância, e que poderá ser uma parceira do Governo de Minas no projeto que vem sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Também haverá parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

O grande objetivo é dotar o Estado de 100 polos de educação a distância, utilizando a estrutura dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) instalados em todas as regiões. Na visão do secretário, é preciso ampliar a qualificação profissional dos mineiros, pois algumas regiões ainda enfrentam dificuldades para ter acesso à profissionalização exigida pelo mercado e pela demanda dos novos investimentos.

Fonte: Agência Minas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: