• Agenda

    outubro 2011
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Bombeiros ensinam cuidados básicos com o botijão de gás

Presente na maioria das residências, o botijão de gás pode provocar graves acidentes se não forem observados alguns cuidados na sua utilização. OCorpo de Bombeiros alerta que é preciso também bastante atenção na hora da compra, do manuseio e do acondicionamento do recipiente.

Todo botijão deve conter um lacre exclusivo e inviolável com a marca sobre a válvula. O consumidor deve conferir se a marca estampada em relevo no botijão é a mesma do lacre e da etiqueta. Se o botijão estiver sem o lacre ou com lacre sem marca, quebrado ou solto, deve ser recusado. A compra deve ser feita apenas em revendedores autorizados e nunca em pontos de venda informais ou clandestinos. Caso haja alguma suspeita, o consumidor pode fazer uma denúncia anônima pelo telefone 181.

O botijão deve ser guardado em locais ventilados e instalado longe de tomadas, interruptores e instalações elétricas. A distância ideal é de, no mínimo, 1,50m. Os bombeiros ainda chamam a atenção para que a instalação seja feita longe de ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais, provocando acidentes.

Depois de instalar o botijão, é indispensável fazer o teste de vazamento. Basta passar espuma de sabão ao redor da válvula.  Se surgirem bolhas, é preciso desconectar o regulador de pressão de gás e verificar se existe vazamento na válvula. Se o problema persistir, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame um técnico. Outro cuidado importante é não passar a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados para executar o serviço.

Se o gás acabar, nunca vire ou deite o botijão, porque se ainda houver algum resíduo do produto, ele poderá escoar provocando graves acidentes. Antes de trocar o botijão, é preciso verificar se todos os queimadores do fogão estão desligados. Só então, o recipiente vazio deve ser desconectado e colocado o novo. Para esse serviço, o consumidor deve usar apenas as mãos, nunca ferramentas como martelo ou alicate. Este também é o momento ideal para examinar as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando o prazo de validade e o estado de conservação.

Vazamentos

Se mesmo após todos esses cuidados, houver suspeita de algum vazamento, o consumidor deve fechar a alavanca do regulador de pressão de gás e, em seguida, levar o botijão para um local aberto e longe de fontes de ignição. Interruptores de eletricidade e equipamentos eletrônicos ou outros que possam produzir faísca devem ser mantidos desligados.

Atenção! A chave geral de eletricidade só deve ser desligada se estiver fora da residência. Fósforos, isqueiros ou cigarros nunca devem ser acesos neste momento e recomenda-se, ainda, abrir as portas e janelas e alertar as pessoas que estiverem próximas. Se notar a presença de fogo, feche o registro, desligue a chave geral e chame o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: