• Agenda

    outubro 2010
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Reta final: Pesquisa do Estado de Minas mostra que Anastasia tem 12 pontos de diferença para Costa

EM Data: vantagem de Anastasia sobe para 12 pontos

Fonte: Isabella Souto e Juliana Cipriani – Estado de Minas

Anastasia amplia vantagem e pode vencer amanhã

Tucano tem 43% da preferência do eleitorado mineiro, 12 pontos percentuais à frente de Hélio Costa, e 55% do total de votos válidos, segundo pesquisa do Instituto EM Data

A dois dias das eleições, o governador Antonio Anastasia (PSDB) ampliou a vantagem em relação ao principal adversário, o senador Hélio Costa (PMDB), e pode ser reeleito amanhã em primeiro turno. Na corrida pelo Palácio da Liberdade, o tucano tem 43% das intenções de voto dos mineiros, 12 pontos percentuais à frente do peemedebista, preferido por 31% dos eleitores. O número de indecisos ou de quem não vai votar em nenhum dos oito candidatos a governador chega a 22% dos entrevistados. Os dados fazem parte da terceira rodada da pesquisa do Instituto EM Data, realizada entre 29 de setembro e ontem com 1,1 mil eleitores de 51 municípios de Minas Gerais.

De acordo com o levantamento, o governador Anastasia passou de 32% em pesquisa feita no fim de agosto para 40% das intenções de voto entre 19 e 21 de setembro, chegando a 43% agora. Já Hélio Costa, preferido por 33% do eleitorado na última rodada do levantamento, registrou oscilação negativa de dois pontos percentuais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Todos os demais candidatos somaram apenas 3% das intenções de voto. Os únicos que pontuaram foram o deputado federal José Fernando Aparecido Oliveira (PV) e o professor Luiz Carlos (PSOL), apontados por 2% e 1%, respectivamente.

Na análise apenas dos votos válidos – excluídos os brancos e nulos -, Anastasia aparece com 55% das intenções de voto e Hélio Costa com 40%. Os demais candidatos somam 6% – o que garantiria a vitória do tucano já amanhã. Para haver um segundo turno é necessário que a soma dos votos de todos os adversários seja um número superior ao do primeiro colocado. Ainda assim o EM Data fez uma simulação de segundo turno, quando mais uma vez Anastasia assume a dianteira: recebeu 47% das citações contra 34% do candidato do PMDB.

“A pesquisa confirma a tendência de crescimento de Anastasia, que já tem uma frente mais confortável de votos sobre Hélio Costa. Então, há um indicativo de que ele deve ganhar em primeiro turno”, disse o diretor do Instituto EM Data, Adriano Cerqueira. Segundo ele, mesmo com a margem de erro, Anastasia teria no mínimo 52% dos votos válidos, o suficiente para terminar as eleições amanhã. O único risco para um segundo turno em Minas seria um aumento nas abstenções – pessoas que não vão votar.

REGIÕES
O levantamento mostra ainda que o governador Anastasia tem a preferência do eleitorado em cinco das seis mesorregiões de Minas Gerais. O maior percentual de intenções de voto atingido pelo tucano foi na Região Central e no Campo das Vertentes, onde obteve 52% das preferências, seguido do Norte e Jequitinhonha com 51%. Já Hélio Costa assume a liderança na corrida pelo governo estadual apenas no Triângulo Mineiro, onde obteve 42% das citações dos entrevistados, sete pontos percentuais à frente de Anastasia. A pior votação do peemedebista é na Zona da Mata, onde recebeu o voto de 25% dos eleitores que responderam ao questionário.

Levando-se em conta a faixa etária, Anastasia lidera em todas elas, com destaque para os jovens entre 16 e 24 anos: 52% deles pretendem votar pela reeleição do atual governador, enquanto 31% devem digitar o número de Hélio Costa. O maior percentual de preferência pelo peemedebista corresponde à faixa de eleitores entre 35 e 44 anos: 37%. O tucano lidera ainda em todas as faixas de renda, com destaque para 50% daqueles que disseram ganhar entre 5 e 10 salários mínimos. Faixa que destina o menor percentual de votos para Hélio Costa, 28%. Outros 17% desse grupo de renda estão indecisos ou vão votar nulo e 5% preferem os outros candidatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: