• Agenda

    setembro 2010
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Segundo IBGE, mineiros passaram a viver mais, aumentaram o consumo e 71% já têm casa própria

Mineiros também acessam mais a internet

Fonte: Hoje em Dia – 09/09/2010

Pesquisa do IBGE mostra que número de moradores por domicílio caiu de cinco para 3,3 entre 2008 e 2009

Os mineiros estão vivendo mais e aumentando seu poder de consumo, sendo que 71% deles têm casa própria. O acesso à internet é cada vez maior entre as pessoas com mais de 50 anos: entre 2005 e 2009 o acesso delas cresceu 138% no Brasil. No Estado, onde a população passou a ser predominantemente negra, as mulheres ainda ganham menos em relação aos homens, embora o índice de chefes de família do sexo feminino venha crescendo a cada ano, revelam dados do Programa Nacional de Amostragem por Domicílios (Pnad), do IBGE, relativos ao ano de 2009, em comparação com 2008, que foram divulgados nesta quarta-feira (8).

De acordo com o levantamento, em 2009 a família brasileira tinha em média 3,1 pessoas e a maior parte dos brasileiros estava casada (45,8%). Os solteiros representavam 42,8% da população. No entanto, havia maior proporção de homens casados que de mulheres. Eles eram 33,078 milhões que tinham casamento registrado em cartório ou 47,6% do total de homens, enquanto que entre mulheres esse percentual era de 44,2% do total de mulheres. A proporção de casados entre os homens superava a de mulheres no grupo de 35 a 39 anos.

Já em Minas Gerais, segundo a analista do IBGE, Maria das Graças Oliveira Souza, a média é de 3,3 pessoas por domicílio, enquanto na pesquisa anterior estava em cerca de cinco moradores por residência. Além disso, segundo ela, a expectativa de vida dos mineiros aumentou, ao mesmo tempo em que a taxa de fecundidade se manteve no mesmo patamar: que era de 1,8 filho por família e agora está em 1,9. Nos dois casos, ela aponta como principais fatores o aumento do custo de vida e as dificuldades para se educar uma criança.

No capítulo sobre estado civil, verificou-se em 2009 que 45,8% dos mineiros estão casados e 42,8% solteiros. Entre os casados, lideram os homens, na faixa etária entre 35 a 39 anos, o que seria explicado, segundo maria das Graças, pelo número maior de viúvas. Outra hipótese levantada pela especialistas do IBGE é o “recasamento”. Ou seja, é mais fácil imaginar que o percentual de homens divorciados que “tentam de novo” é maior que o de mulheres, que normalmente ficam com a guarda dos filhos e podem ter mais dificuldade de encontrar um novo parceiro. Além disso, seria mais comum entre as mulheres a decisão da separação.

Os estados da região Norte são os que concentram maior parte de solteiros do país. O Amapá era o Estado com maior proporção de solteiros (63,9%), seguido pelo Amazonas e pelo Pará. O Rio de Janeiro tinha uma das menores proporções de solteiros entre a população (37,9%), “ganhando” apenas de Santa Catarina (33,1%).

Idosos estão usando cada vez mais a internet
A pesquisa também mostrou que os idosos estão acessando cada vez mais a internet. Exemplo disso é a aposentada Maria Celme Ribeiro Caetano, 80 anos. Quando o marido morreu em 1994, ela decidiu aprender computação para não se sentir tão sozinha. Não perdeu tempo, procurou um professor e faz aulas até hoje. “Quanto mais me aprofundo, mais eu gosto”, disse Maria Celme. Além de e-mails, ela também usa o computador para escrever livros. Até agora já foram quatro – um contando a própria história e os outros de ficção. Ela também usa o Power Point. “Já fiz 300 PPS. Conto um episódio, às vezes desenho com o mouse. Aprendi muita coisa. Minha vida modificou”, contou.

Da mesma forma, a dona de casa Delma Deusa Xavier, 63 anos, usa a internet para tudo – receber e-mails, conhecer outros países e conversar com os filhos e as namoradas deles. Ela entrou no mundo cibernético depois que uma amiga a chamou para fazer um curso e não largou mais a máquina. “Gosto de acessar internet, de receber e-mails, de fuxicar e andar pelo mundo. Tenho Orkut e faço amizades”, falou a dona de casas que uma amiga a chamou para fazer um curso e não largou mais a máquina. “Gosto de acessar internet, de receber e-mails, de fuxicar e andar pelo mundo. Tenho Orkut e faço amizades”, falou a dona de casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: