• Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Cetec e Corpo de Bombeiros assinam parceria para ações preventivas

A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) assinou nesta sexta-feira (28) protocolo de intenções com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O documento tem a intenção de criar um instituto estadual de prevenção e resposta aos acidentes e desastres. A função desse instituto será criar uma política preventiva, com foco nas catástrofes naturais.

Assinaram o documento no Salão Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte, o presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvam Almeida Sá, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal.

De acordo com o comandante-geral, “em consideração ao crescente número e complexidade de acidentes e catástrofes que vem afetando todo o mundo é preciso que o Corpo de Bombeiros esteja mais bem preparado, não apenas para responder a estes eventos, mas, principalmente, para preveni-los, utilizando seu poder de polícia administrativa. Para isto, e diante da evolução rápida das mais diversas origens de catástrofes, com destaque para aquelas advindas das ações do homem, precisamos produzir o conhecimento para dar a melhor resposta em defesa da sociedade, garantindo sua segurança, evolução e desenvolvimento”.

O comandante explica que a iniciativa de criar um instituto específico para catástrofes é pioneira no país e que, a partir disso, o Corpo de Bombeiros mineiro se tornará uma referência sobre o assunto no Brasil. “Acredito que a população e o próprio Estado só têm a ganhar. Poderemos atrair investimentos para a prevenção de catástrofes quando passarmos a ser reconhecidos pela excelência na produção deste conhecimento. O Cetec possui uma vocação para a produção de conhecimento que é incomparável no Estado. Por causa dessa expertise é que a parceria é fundamental na concretização do projeto”.

O presidente do Cetec ressalta o quanto a iniciativa é inovadora e acredita que, no futuro, a prevenção de sinistros e catástrofes será ainda mais imprescindível do que é hoje, especialmente porque cada vez mais o ser humano desenvolve novas tecnologias. “Toda a instituição estará envolvida nesse projeto. Isso porque quando falamos de prevenção estamos englobando desde a área de metrologia e ensaios até os setores que trabalham com tecnologia ambiental e energética. É um tema interdisciplinar, que perpassa várias áreas do conhecimento. Um exemplo disso é a contaminação por substâncias químicas nanoestruturadas. Ninguém ainda sabe como se precaver com relação a isso. Precisamos nos antecipar e andar na frente, antevendo os acidentes que as novas tecnologias poderão provocar.

O Instituto de Prevenção e Resposta aos Desastres ficará vinculado à estrutura do Corpo de Bombeiros e, de acordo com o comandante, já foi criada uma comissão entre membros da Fundação e da corporação com o objetivo de planejar e estabelecer o local de construção, recursos necessários ao início dos trabalhos, data de início de funcionamento, a forma de participação dos bombeiros militares entre outros detalhes técnicos. Ele conta que o Cetec foi escolhido como parceiro na iniciativa por um conjunto de fatores: “sua produção científica excelente, o contato muito bom entre as duas organizações e o fato de que é uma instituição que integra a administração estadual através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Além disso, a Fundação está passando por um processo de revitalização, o que torna o momento propício para este novo projeto”, finaliza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: