• Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Governo Anastasia recebe missão belga que pretende identificar novas oportunidades de negócios em Minas

Minas Gerais receberá, nesta quinta-feira (20), uma missão comercial e institucional organizada pelo Consulado Geral da Bélgica. Aproximadamente 60 empresários de diversos setores econômicos devem participar de rodadas de negócios com empresas mineiras. A programação inclui, ainda, reuniões de trabalho entre o comitê executivo da Copa 2014 e organizações belgas do ramo esportivo e de infraestrutura, além de um seminário sobre biotecnologia, com a participação de representantes mineiros e belgas ligados ao setor.

A decisão da comitiva de visitar Minas Gerais é um desdobramento do seminário “Quatro Motores para Europa”, realizado em fevereiro, quando delegações da Itália, França, Espanha e Alemanha participaram de um encontro com equipes técnicas do Governo Antonio Anastasia e de entidades representativas do empresariado.

Por meio da Superintendência de Relações Internacionais, da Subsecretaria de Assuntos Internacionais, aSecretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), apoia a iniciativa com vistas a criar um ambiente propício ao aumento do fluxo de negócios entre Minas Gerais e a Bélgica. Também são objetivos do encontro promover o diálogo entre instituições de pesquisa do setor da biotecnologia e disseminar conhecimento dessa área para a comunidade.

Com a visita, a comitiva belga espera conhecer melhor os grandes projetos de infraestrutura em Minas Gerais a serem realizados para a promoção da Copa de 2014, destacando-se os setores esportivo, aeroportuário, ferroviário, entre outros. Além de compartilhar experiências e expertises, a ocasião permitirá que as empresas se apresentem e possam construir novas parcerias.

Oportunidades

Com o fortalecimento das relações comerciais com a Bélgica, estrategicamente posicionada, Minas Gerais pode ampliar o comércio exterior com a União Europeia tendo o país como porta de entrada.

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2008, a Bélgica foi o 8° exportador de mercadorias e o 13° exportador de serviços comerciais. No mesmo ano, a participação da Bélgica no total mundial das exportações de mercadorias atingiu 3%. Com um índice de 2,9% em termos de importações mundiais de mercadorias, a Bélgica classificou-se como 9° importador mundial.

Participantes

Criado em 2005, pela Federação Belga para a Indústria da Tecnologia e o Comitê Olímpico Interfederal Belga (BOIC), o Belgian SportsTechnology Club (Clube Belga da Tecnologia do Esporte) constitui uma rede de empresas parceiras dos comitês de organização de eventos esportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos em Atlanta, Sydney, Atenas, os campeonatos do mundo da FIFA na França, na Coréia do Sul/Japão e na Alemanha, entre outros. Atua nos segmentos de construção, tecnologia de mídia, material esportivo, soluções de hospedagem, controle de acesso e segurança.

Por sua vez, o Clube Infraestrutura Agoria é uma rede com mais de 40 organizações que fornecem soluções, produtos e serviços para projetos de construção e de infraestrutura, em especial nos setores de transporte, turismo e lazer e construção e alojamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: