• Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Fapemig: Fapemig divulga resultado do Projeto Santos Dumont

Estimular o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica e o espírito empreendedor de alunos da graduação. Este é o principal objetivo do Projeto Santos Dumont, cujo resultado foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), órgão administrado pelo Governo Antonio Anastasia. Serão destinados mais de R$ 450 mil para os 23 projetos aprovados. Ao todo, foram recebidas 35 propostas de diferentes instituições mineiras. Futebol de robôs, protótipos automotivos, desenvolvimento de aeromodelos são temas de alguns dos projetos aprovados.

O projeto Santos Dumont foi apresentado à Fapemig em agosto de 2005 pelo engenheiro e consultor da área de Engenharia Elétrica Francisco Vasconcelos. A proposta era levar para dentro da universidade a pesquisa aplicada no desenvolvimento de produtos com inovação tecnológica. Vista como um potencial instrumento para o desenvolvimento tecnológico do país, a ideia foi aprovada pela fundação, que disponibilizou recursos para estudantes de Engenharia Elétrica e Eletrônica da PUC Minas, Cefet e UFMG.

Ao todo, foram destinados mais de R$ 220 mil de recursos, que já resultou em ideias criativas como uma impressora para muros, um carregador manual de celulares e um detector de furtos de energia elétrica. Diante do sucesso da iniciativa, a Fapemig decidiu criar o primeiro edital do projeto, assim, qualquer instituição de ciência e tecnologia poderia participar. O edital também irá financiar a participação de equipes discentes em competições tecnológicas de caráter educacional.

Goniômetro Digital

O goniômetro é um instrumento composto por duas pequenas réguas, utilizado por fisioterapeutas e profissionais de educação física em estudos do movimento para medir a amplitude articular. O objetivo deste projeto foi construir um goniômetro digital, que reduz os problemas relativos ao posicionamento, desgaste, não linearidade e baixa precisão inerentes aos goniômetros já existentes. O produto é de tecnologia moderna com custo economicamente viável, proporciona comunicação com o computador via USB, através do qual os ângulos poderão ser armazenados e analisados. A invenção, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia da UFMG, é um dos exemplos de sucesso apoiados pelo Projeto Santos Dumont.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: