• Agenda

    maio 2010
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Categorias

  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Arquivo

  • Minas em Pauta no Twitter

    Erro: Assegure-se de que a conta Twitter é pública.

Costurando Sonhos da Escola de Design da UEMG vai capacitar artesãs costureiras

Formar profissionais na área da moda, bem como atualizar e propiciar o conhecimento de todos os aspectos que abrangem o empreendimento, por meio do design, abrange o projeto Costurando Sonhos da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em parceria com o Centro Minas Design (CMD) e ONG AFFAS, que vai capacitar 12 artesãs costureiras, durante oito meses, no bairro General Carneiro, em Sabará.

As atividades a serem realizadas incluem abordagens da moda como linguagem, conceitos, comunicação, definição de linhas e estilos, criação e design de roupas, acessórios e, por fim, um desfile com a coleção desenvolvida. O projeto vai oferecer uma troca de saberes, já que vai contar com acadêmicos e estudantes de design, que vão trabalhar com o uma visão do popular junto com as artesãs.

Para a designer do CMD, Mônica Bicalho, o mais importante desta ação é oportunizar a profissionalização dessas costureiras no setor de moda. “O conhecimento da atuação do design, a melhoria do processo de confecção, devido a uma metodologia bem aplicada vai prepará-las para o mercado, gerando produtos inovadores que vão gerar melhor renda e qualidade de vida”, disse.

Para a coordenadora do projeto da UEMG, Heloísa Santos, o interessante para essas artesãs é que elas construam uma cooperativa, que já se iniciou, e consigam manter no mercado. “O design é uma das ferramentas de todo o processo, que vai possibilitar abrir os horizontes com questões de forma, cor, estrutura, entre outros. A metodologia vai ajudá-las a ter uma noção de como melhorar seu produto”, afirmou.

O projeto será dividido em diversas etapas como diagnóstico do grupo, oficinas e palestras abordando temas referentes ao universo da moda, processos criativos, valorização cultural, monitoria e orientação no desenvolvimento de coleção, acompanhamento da confecção de peças para apresentação em desfile de lançamento. A coleção a ser desenvolvida consiste de roupas infantis, do vestuário feminino e peças de cama e mesa. No projeto anterior produziu-se 34 looks que foram mostrados em um grande desfile.

A Escola de Design da UEMG, por meio do Núcleo de Design e Responsabilidade Social, tem buscado desenvolver ações, programas e projetos capazes de modificar a realidade social de comunidades carentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: